Você conhece o Manhattanhenge?

quarta-feira, novembro 14, 2012

deniac_Manhattanhenge
 
Fotografia, vinho e disco de vinil, tem algo em comum: são objetos de culto. Nas três modalidades, os seus amantes buscam informações sobre o que consomem. Quem, onde e como foi produzido, é o mínimo de perguntas que esses apreciadores fazem ao se depararem com seus objetos de adoração.

No caso de fotos deste blog, particularmente sempre busco saber de sua história e dar o devido crédito. Com elas, sempre conheço um lugar sem nunca ter ido. É uma viagem de dados e informações, mas o suficiente para saber o quanto o mundo é grande e quanto ainda não conhecemos.

Com a foto acima, aconteceu algo diferente. Não consegui descobrir o autor, mas o lugar e a situação. Respectivamente: New York City e o Manhattanhenge.

Não seria “Manhattan”? Sim, é a mesma ilha, mas com um acontecimento bem interessante: a cada dois anos, o sol se alinha com as ruas 4, 23, 34, 42 e 57, transformando o entardecer em um espetáculo da natureza com um dedinho do concreto do homem.

A origem do nome é a junção das palavras Manhattan mais Stonehenge, aquele monumento druida famoso do sul da Inglaterra composto por grandes esculturas de pedra localizadas em circunferências concêntricas. Esse momento da foto se deu em julho deste ano, sendo amplamente fotografado pelos nova-iorquinos.

O que quero finalmente dizer é: eu nunca soube desse fenômeno e só fui descobri-lo por um acaso. Mas enfim, nunca é tarde para aprender alguma coisa.

Outras fotos feitas pelas pessoas no mesmo dia, aqui na busca do Flickr: http://migre.me/bQJxB








Nenhum comentário: